Silabário para imprimir

Durante o processo de alfabetização, além de conhecer as letras que são responsáveis por compor nosso alfabeto, também passamos a entender as sílabas que cada uma delas pode formar, ao que damos o nome de Silabário.

Com isso, passamos a trabalhar elementos importantes tanto para a escrita quanto para a leitura de forma associada. Então, abaixo, explicamos melhor sobre como trabalhar isso em sala de aula e também imagens e atividades que podem ser utilizadas como suporte para tanto. Confira:

Qual o objetivo do Silabário?

A principal intenção ao trabalhar com o Silabário é proporcionar um maior conhecimento acerca das sílabas, incluindo o som que elas produzem e a forma correta de sua pronuncia em meio a palavras.

Com isso, podemos reconhecer a forma de escrita e leitura das sílabas, diferenciando termos que são similares e ajudando na identificação de cada palavra quanto ao que se referem, sendo essa uma etapa essencial da comunicação.

Além disso, ao tratar desse assunto ele ainda está associado com outros, a exemplo da divisão silábica.

Como trabalhar com o Silabário?

O Silabário deve passar a ser utilizado após o conhecimento inicial das vogais e consoantes, já que com isso poderá trabalhar o assunto com base em um conhecimento prévio, onde a turma já terá uma certa noção acerca das letras.

Assim, mostre aos alunos que cada palavra tem sílabas e cada uma dessas sílabas se torna responsável por um som. Em conjunto, todas essas sílabas formam a palavra de modo geral, compondo o som que ela produz.

Algumas sugestões de métodos de aprendizagem que funcionam para ensinar o tema são os jogos, e entre eles estão os seguintes:

• Palavras cruzadas;
  • Caça-Palavras;
  • Ligar sílabas a figuras;
  • Alfabeto móvel.

Silabário para imprimir

Nesse modelo de silabário, vemos a formação silábica das consoantes com cada vogal, incluindo ainda a terminação ÃO, que é utilizada principalmente para o aumentativo.

A partir dessa organização, fica muito mais simples fixar o assunto. Com isso, terá um excelente auxílio para trabalhar o processo de alfabetização.

Diante desse mesmo momento, uma tabela como essa pode ser entregue a cada aluno para guiá-los durante as aulas e também na realização de atividades.

Essa também pode ser a base para outras variadas atividades, incluindo a escrita de palavras que os alunos já conhecem como forma de exercitar essa habilidade

Caso queira internalizar ainda mais o silabário, além de dispor de um modelo pronto, pode sugerir uma atividade onde cada aluno irá montar sua própria tabela com essas possíveis sílabas.

Aliado a isso, vemos atividades como essa que incentivam a escrita a partir da união entre elas. Ou seja, a sílaba será formada pelos alunos.

Para dar um ar lúdico ao modelo, vemos as letras acompanhadas de figuras que são iniciadas com as mesmas, facilitando a identificação pelos aspectos visuais.

Enquanto estiver trabalhando as letras de forma individual, pode propor modelos de silabário como esse, que tratam sobre cada letra de modo mais específico.

Esse é um modelo igual ao outro, mas que tem como foco outra consoante. Assim, podemos formar sílabas e entender o assunto de maneira mais gradativa.

Esperamos que as imagens trazidas, bem como as dicas, possam ter te ajudado a formar um plano de aula que facilita a compreensão por parte dos alunos, os ajudando a obter esse conhecimento de modo mais amplo!

2024.07.14