Mapa Mundi para Imprimir ou colorir

Através de um Mapa mundi, conseguimos visualizar toda a organização mundial a partir da localização dos países e da divisão realizada por suas fronteiras, assim como compreender continentes e posicionamento de cada oceano, por exemplo.

Para que isso se torne possível, reunimos abaixo modelos de Mapa mundi para que possa imprimir ou colorir, mas de todas as formas aprender um pouco mais sobre Geografia. Confira:

Como encontrar um país no Mapa mundi?

Para conseguir encontrar um país no mapa mundi de forma assertiva, o que vai garantir uma maior agilidade na atividade, deve inicialmente levar em consideração determinados conhecimentos geográficos que irão guiar a busca.

Nesse sentido, comece pensando a qual continente pertence o país que deseja encontrar. Feito isso, passe a analisar de forma mais específica essa região, podendo considerar se está na parte Norte ou Sul da mesma, por exemplo, dentre outras possíveis coordenadas.

Feito isso, ainda pode optar por um mapa que nomeia cada país ou ao menos traz a figura de sua bandeira, o que a princípio tende a ajudar bastante o encontro de diferentes nações.

Atividades para fazer com o Mapa mundi

Durante as aulas de Geografia, ter um Mapa mundi como suporte é algo bem interessante, já que com isso os alunos poderão ir visualizando aquilo que é dito e, consequentemente, passarão a ter uma visão mais ampla acerca do que é visto.

Entre as atividades que podem ser propostas a partir do auxílio do mapa, estão as seguintes:

• Jogo de perguntas e respostas;
  • Traçar rota entre diferentes localidades;
  • Colorir apenas países ou continentes específicos.

De acordo com a turma na qual a atividade será proposta, ela pode ter um nível de dificuldade maior ou menor, mas em todo caso é importante que o exercício dialogue com assuntos que estão sendo vistos no momento.

Modelos de Mapa Mundi para imprimir ou colorir

É interessante que ao propor atividades incluindo o mapa mundi, utilize modelos como esse, onde há espaço para anotações. Assim, os alunos poderão incluir aquilo que considerar importante ao longo das aulas.

Já essa é uma ideia que também pode ser colorida. Lembra que falamos sobre colorir países ou continentes específicos a partir dos direcionamentos dados? Esse modelo funciona bem nesse sentido.

Nesse modelo já colorido, por sua vez, contamos com uma legenda para cada continente, o que pode guiar principalmente as primeiras aulas de Geografia.

Para maiores informações, o mapa mundi abaixo ainda conta com detalhes como posição dos oceanos, o que nos ajuda a entender a localização que os mesmos possuem tomando como referência os continentes.

Na Educação infantil, as atividades são propostas principalmente com base no ato de colorir o mapa. Para isso, vale seguir um padrão específico para entender as divisões geográficas.

Pensando na interatividade a ser proposta, esse mapa mundi conta com detalhes específicos de muitos dos países ao redor do mundo, trazendo desenhos referentes a determinados locais.

Com ideias como essa, pode propor aos alunos atividades como essa para que identifiquem a partir do nome e cores países que consigam localizar apenas pelo posicionamento e imagem.

8. Pensando na descrição do mapa, esse modelo determina cada país. Essa é uma opção mais ampla para quem ainda está tendo seus primeiros contatos com a figura do mapa mundi.

9. Esse é um modelo bem parecido com o anterior. Inclusive, pode ser uma boa base para a discussão acerca das delimitações geográficas.

10. Por fim, trouxemos essa ideia que inclui a bandeira de cada país no lugar do seu território, ajudando também a aprender sobre esse importante símbolo de cada nação.

2024.06.30