Atividades Pedagógicas para Autismo

Pensando na inclusão que se faz necessário para alunos com autismo em sala de aula, as atividades pedagógicas se tornam instrumentos importantes para que essa meta possa ser alcançada valorizando aspectos como o melhor desenvolvimento de habilidades dentre essas crianças e adolescentes.

Portanto, é importante que ao planejar determinados exercícios leve em consideração interesses, peculiaridades e a linguagem que se faz adequada. Para te ajudar nesse sentido e auxiliar a execução do seu plano pedagógico, siga conferindo abaixo atividades e dicas:

Quais atividades para trabalhar com autismo?

Para pensar nas atividades para autistas, devemos considerar tanto as habilidades que são o seu forte quanto aquelas que devem ser melhor trabalhadas, visto que uma pode auxiliar a outra e contribuir para que  o processo de aprendizagem ocorra de modo mais leve.

Por exemplo, é comum que crianças e adolescentes com autismo sintam dificuldade para se comunicar com outras pessoas. Por outro lado, costumam gostar de serem desafiadas, trabalhando a atenção para obter respostas.

Com isso, pode propor uma atividade onde cada aluno deve dizer o seu nome e, em seguida, apontar para um outro coleguinha e dizer o nome dele. Como estarão animados para a segunda etapa, a primeira será efetuada de modo mais fácil, fazendo com que naturalmente as habilidades sociais possam ser trabalhadas.

Vale citar que existem diferentes características entre os autistas e isso também deve ser pesado, mas de modo geral exemplos como o citado costumam funcionar, além da atividades sensoriais e jogos.

Quais brincadeiras os autistas gostam?

Um outro aspecto que não pode ser deixado de lado quando falamos em atividades pedagógicas é a ludicidade, que se encarrega de fazer com que os alunos consigam aprender enquanto se divertem, o que funciona com grande parte deles, mas principalmente com autistas.

Nesse sentido, algumas sugestões de brincadeiras que podem ser feitas em sala de aula, são as seguintes:

• Lego ou outro jogo de montagem de peças;
  • Pintura e desenho;
  • Formatos com massinha de modelar;
  • Descobrir objeto com o tato;
  • Seguir um mapa do tesouro;
  • Quem sou eu.

É importante levar em consideração que independente da atividade proposta será necessário respeitar o tempo de cada aluno, evitando que se sintam pressionados.

Atividades Pedagógicas para Autismo

Habilidades como a coordenação motora devem ser trabalhadas com os alunos, e para isso momentos divertidos podem ser criados a partir do ato de recortar e colar.

Ainda nesse sentido, é possível propor que sigam desenhos tracejados para formar diferentes figuras. A mesma ideia pode ser adaptada para letras, caso deseje.

Pensando também no aspecto lúdicos das atividades, esse é um exercício para colorir, exigindo atenção e identificação de cada figura para utilizar a cor correta em cada uma delas de acordo com o que é solicitado.

Já nesse caso, a meta é completar os desenhos. Para isso, metade de cada um deles já está desenhada, devendo seguir o formato para formar a figura final.

As atividades para autismo devem ser adaptadas de acordo com cada disciplina a ser trabalhada. Por exemplo, esse é um modelo que funciona bem para Matemática.

Essa é uma outra opção de atividade guiada para colorir. Apesar de ser simples, ela auxilia bastante no processo de alfabetização de crianças autistas.

A questão visual importa muito nesse sentido. Por isso, ao trabalhar problemas matemáticos como aqueles envolvendo a soma, deve buscar formas de ajudar os alunos a visualizarem o que se pede.

Ainda quanto ao reconhecimento dos números, pode associar isso a concepção de quantidade, incentivando a contagem de itens para uma melhor percepção do assunto.

Nesse quadrado com diferentes figuras, apenas duas delas devem ser marcadas. É um momento onde o professor deve estar presente para auxiliar.

Nesse caso, além de identificar as figuras, vemos que cada uma delas deve ser marcada de um modo específico, mais uma vez trabalhando o foco da turma.