Atividades de Divisão para 2º Ano

Entre as operações matemáticas básicas e que guiam muitos problemas, está a divisão. A base do seu conhecimento passa a ser trabalhada ainda no Ensino Fundamental, onde a ideia é obter uma noção inicial do tema como forma de preparo para um aprofundamento posterior.

Para que isso se torne possível, a prática é fundamental. Então, nada melhor que contar com atividades prontas para usar em sala de aula, não é mesmo? Abaixo, poderá conferir tanto atividades para imprimir quanto mais sugestões pensando nesse processo de aprendizado:

Qual a melhor forma de Ensinar divisão?

Para ensinar divisão, a principal dica é utilizar situações cotidianas como base para os cálculos. Isso porque as crianças conseguem calcular melhor quando se imaginam como parte da situação a ser resolvida.

Ou seja, crie exemplos como “Maria tem 10 lápis para dividir com  5 amigas” ao invés de apenas organizar o cálculo de forma direta. Com isso, resolver o problema poderá se tornar muito mais simples.

Além disso, para a etapa do cálculo em si, quando houverem números com 2 ou mais dígitos, pode ensinar a divisão por etapas, facilitando o processo e contribuindo para que mesmo os números maiores não causem insegurança.

E é claro, ainda pode mostrar que a divisão funciona de forma oposta a multiplicação, gerando conexão entre os temas e colaborando para seu aprendizado de modo amplo e eficaz.

Atividades diferentes ligadas a divisão

É possível tenha uma dificuldade maior em propor atividades diferentes quando associadas a conhecimentos matemáticos, mas isso se torna possível a partir da realização de exercícios práticos. que contribuem para o entendimento de operações como a divisão.

Nesse sentido, pode dispor de uma determinada quantidade de itens, mostrando como eles podem ser divididos por certa quantidade de pessoas. Organizando de maneira prática, poderá construir uma base forte diante do tema.

Para momentos como esse, não esqueça de separar a turma em pequenos grupos e acompanhar cada um deles para auxiliar diante de possíveis dúvidas.

Atividades de Divisão para 2º Ano

As atividades de divisão podem tanto serem resolvidas em sala de aula quanto enviadas para casa, fazendo com que os alunos estejam constantemente praticando aquilo que foi visto.

Conforme mencionamos, além de dispor do cálculo de maneira mais direta, uma boa opção é criar situações onde os alunos possam visualizar melhor aquilo que precisa ser resolvido.

Pensando de forma lúdica, pode incentivar a resolução dos cálculos a partir de um objetivo. Nesse caso, cada resposta aproxima o garotinho do seu destino, que é o gol.

Até mesmo atividades para colorir podem ser adaptadas no caso da matemática, bastando pedir para que a quantidade pintada de cada item corresponda a resposta do problema.

Essa é uma atividade que segue o mesmo modelo da anterior, onde o número que surge como resultado deve ser expressado também na quantidade de itens coloridos.

Mas é claro, o modelo de cálculos mais diretos também são bem-vindos, principalmente para as atividades que são utilizadas como base para revisões, por exemplo.

Esses modelos também podem ser resolvidos em casa, dando mais tempo para que os alunos se dediquem a estudar e resolver cada problema presente.

Mas se atente, no caso das atividades para casa é muito importante que posteriormente sejam corrigidas em sala de aula, sendo esse o momento ideal para a retirada de dúvidas.

Ainda pode alternar os problemas de divisão com os de multiplicação, por exemplo, para fixar melhor e fazer com que os assuntos se conectem.

As possibilidades são muitas e com certeza poderão fazer a diferença tanto no seu plano de aula quanto no próprio aprendizado dos alunos.