Atividades com a Vogal O

As vogais correspondem aos primeiros assuntos que vemos ao longo do período de alfabetização, sendo a base para que posteriormente os alunos possam conhecer o alfabeto completo, de forma mais ampla.

Para auxiliar as aulas nesse sentido, reunimos abaixo Atividades com a Vogal O para que possa utilizar com a turma e fazer com que o conhecimento possa ser devidamente fixado para, em seguida, explorar melhor o assunto. Confira:

Atividades educativas para alfabetização

Durante a alfabetização, trabalhamos com alunos em uma faixa etária onde o aprendizado é adquirido principalmente a partir de atividades lúdicas, onde a diversão e o conhecimento andam juntos para um resultado mais efetivo.

Sendo, é interessante que realize atividades diferentes com a turma, inclusive para manter o interesse e fazer com que contem com dinamicidade diante dos exercícios propostos.

Para isso, algumas sugestões incluem, por exemplo:

• Contação de histórias;
  • Bingo com letras;
  • Jogo da memória;
  • Formação de palavras a partir de sílabas;
  • Interpretação de texto;
  • Criação de histórias.

Qual o objetivo de trabalhar as vogais individualmente?

A razão para que tenhamos atividades específicas com cada vogais é por ser indicado que cada uma delas seja trabalhada de modo individual, focando em uma por vez até que sejam compreendidas por completo e possamos passar a explicar o alfabeto completo.

Assim, o objeto disso está justamente no reconhecimento inicial das vogais, auxiliando tanto no aprendizado da sua imagem, da sua escrita e do som que emite, o que auxilia também na formação de palavras.

É por isso que nesse post falamos de atividades com a vogal O, enquanto temos outros já prontos com as demais vogais, te ajudando a seguir de forma gradativa para que perceba dúvidas com mais facilidade e auxilie o aprendizado por parte das crianças.

Atividades com a Vogal O

Uma sugestão para auxiliar a escrita de cada letrinha é disponibilizar um espaço tracejado a ser seguindo. Assim, o hábito fará com que logo a turma possa reproduzir a vogal normalmente.

É interessante que adicione detalhes lúdicos até mesmo nas atividades impressas, a exemplo desse caso onde há espaço para colorir.

Essa é outra opção para colorir, dessa vez demandando atenção dos alunos para que identifiquem os itens e a sua escrita para que saibam quais são iniciados com a vogal O.

Para as primeiras atividades, pode apostar em modelos mais simples como esse, onde basta completar as palavrinhas utilizando O nos espaços em branco.

Para exercitar de modo mais específico a escrita da vogal, o que também auxilia no seu reconhecimentos, há opções como essa:

A constância com a qual atividades são feitas interfere bastante no sucesso da alfabetização. Por isso, considere também o envio de exercícios para casa.

Já para as atividades feitas em sala de aula, a dica é se manter atento para retirar dúvidas e auxiliar de forma mais direta os alunos que apresentarem uma maior dificuldade.

Para facilitar, a associação de cada vogal com itens já conhecidos é bem interessante, já que gera certa identificação com a atividade a ser realizada.

Esse é um modelo do qual gosto bastante, onde poderão aprender de forma lúdicas, além de trabalhar habilidades como a coordenação motora.

Por fim, é importante mencionar que aliadas a essas atividades, deve fazer também uma breve revisão sobre as vogais anteriormente vistas, gerando conexão entre elas.