Atividades com a Letra F

Trabalhar com cada letra do alfabeto é um passo a passo importante ao longo do processo de alfabetização, já que assim as crianças podem entender de forma gradativa como o nosso alfabeto é composto, incluindo a escrita e som de cada letra, além das sílabas que ela pode formar.

Levando isso em consideração, estabelecemos abaixo atividades prontas com a Letra F para adicionar no seu plano de aula, bem como sugestões de como seguir transmitindo conhecimento às turmas nesse momento tão importante, olha só:

Qual objetivo de trabalhar a letra F na Educação Infantil?

Ao trabalhar a letra F com turmas da Educação Infantil, assim como ocorre com todas as outras letras do nosso alfabeto, é preciso ter em vista de forma clara os objetivos a serem alcançados como forma de guiar o planejamento.

Sendo assim, o que se pretende nesses casos é fazer com que os alunos consigam identificar a letra em meio a palavras, bem como que possam reproduzir a sua escrita de forma correta, tanto como letra maiúscula quanto minúscula.

Inclusive, como parte da escrita, também se torna possível desenvolver habilidades como a coordenação motora, especialmente nos primeiros momentos onde é comum propor exercícios como o ligamentos de traços e pontos para a formação da letra.

Ligado a isso, também é importante pensar em assuntos como as sílabas, já que ao tratar da letra F também vemos as possíveis letras com as quais ela pode se unir para a formação de variadas palavras.

Como trabalhar o reconhecimento das letras do alfabeto?

Tendo em vista os objetivos a serem alcançados, reconhecer cada uma das letras do alfabeto é algo fundamental para se ter em vista durante a alfabetização, e para que isso se torne possível há algumas dicas específicas que podem ajudar.

Entre as possibilidades que podem ser colocadas em prática, podemos mencionar as seguintes:

• Atividades de pintura com cada letra;
  • Incentivo a escrita;
  • Exercícios de leitura;
  • Formação de palavras com brinquedos móveis;
  • Associação de letras e imagens.

Atividades com a Letra F

Uma das primeiras atividades a serem propostas após conhecerem a letra F, é justamente a escrita da mesma. Para isso, pode propor o exercício de forma guiada a partir do seu formato tracejado.

Conforme mencionamos, além da letra em si, vemos suas sílabas. Portanto, a associação das sílabas com palavras também é algo importante a ser feito.

Uma dica é trabalhar aspectos lúdicos em meio as atividades. Nesse sentido, vemos ideias como essa que são para colorir, conquistando a atenção dos alunos logo em primeiro momento.

Devemos ainda exercitar a identificação da letra F no nome de itens já conhecidos. Com isso, poderemos promover uma associação mais ampla sobre o tema.

A etapa de escrita da letra também não pode ser deixada de lado, levando em consideração até mesmo o fato de que isso vai auxiliar a identificação da letra na leitura.

No modelo abaixo, há uma espécie de desafio para mostrar que sabe quando a letra F deve ser usada, causando certa confusão a partir da colocação de termos onde falta o V.

Nessa atividade de leitura, conhecemos diversas palavrinhas que são iniciadas com F, e todas elas são bem comuns para facilitar a associação.

Não deixe de relembrar também as letras que foram vistas antes do F. Por isso, nessa atividade, elas foram unidas para que possa trabalhá-las em conjunto.

Nesse caso, a forma de completar as palavras é com o uso de sílabas formadas com F, um processo importante para o aprendizado.

Trouxemos ainda essa atividade onde as sílabas já estão determinadas, mas devem ser escritas de forma correta para dar origem a variadas palavras.