Atividades com Letra cursiva

É comum que em primeiro momento, durante a alfabetização, seja utilizado o modelo de letra bastão para facilitar a reprodução da escrita por parte dos alunos. No entanto, logo em seguida, precisamos ensinar outros modelos.

É nesse sentido que vemos a Letra cursiva, ideal para escrita manual e fazendo com que possamos trabalhar melhor a caligrafia, por exemplo. Abaixo, trouxemos maiores informações nesse sentido e também atividades para ajudar a trabalhar o formato, confira:

Como é a forma da Letra cursiva?

Basicamente, a letra cursiva é o modelo utilizado para escrita feita à mão, considerando que as letras são conectadas umas as outras para a formação das palavras de forma que seja legível para a devida compreensão daquilo que se escreve.

Como diferencial, quando utilizada ela faz com que as palavras possam ser escritas praticamente por completo sem que precise fazer um novo traço, uma vez que a ideia é justamente ter continuidade na ligação entre as letras.

Nos livros de caligrafia, esse é o modelo adotado, pois ainda que cada pessoa possa desenvolver seu próprio traço para a escrita, há um modelo geral que nos guia nesse sentido.

Qual a Diferença entre Letra cursiva e letra bastão?

Tanto a letra cursiva quanto a letra bastão são muito utilizadas, mas é preciso levar em consideração que há diferenças entre elas. Nesse sentido, a letra bastão é marcada por uma escrita mais reta e simples, ideal para começar a entender sobre as letras e o modo de escrevê-las.

Já a letra cursiva, conforme já mencionamos, é voltada para um modelo que permite a conexão entre elas, o que seria mais complicado para a aprendizagem inicial, quando a letra bastão ajuda a entender as vogais e consoantes de modo individualizado.

Atividades com Letra cursiva

Para começar a trabalhar esse formato de escrita, a sugestão é dispor das letras e incentivar a reprodução das mesmas. Assim, as crianças poderão exercitar a forma.

Para isso, além de apenas organizar o alfabeto, é importante dispor de frases a serem copiadas, já que a ideia da letra cursiva é justamente a de formação de palavras.

Para que esse momento de escrita não fique tão mecânico, pode pensar em atividades mais criativas como essa, onde os alunos ainda precisarão organizar qual palavra usar em cada frase.

Outra forma diferente de propor essa escrita é a partir de elementos que já são conhecidos. No caso abaixo, por exemplo, foram utilizadas diferentes frutas.

Antes de iniciar o assunto da letra cursiva, já terão sido vistos outros assuntos como o silabário. Assim, pode propor exercícios que treinem isso para que não seja esquecido.

Como a repetição é importante, pode fazer isso com as mais diversas letras. No modelo a seguir, todas as palavras presentes são iniciadas com a consoante M.

Para trazer ludicidade para o exercício, ao final dele há espaço para colorir, fazendo com que haja um maior interesse por parte das crianças na sua execução.

Além de reescrever textos, a princípio pode contar com palavras tracejados para seguir os traços e formá-las. Essa é uma boa maneira de introduzir o novo formato de escrita!

Encontramos as letras cursivas tanto na versão minúscula quanto maiúscula, mas nesse caso há um foco maior no alfabeto minúsculo a partir desse formato.

O mesmo acontece nesse caso onde, ao final, as vogais devem ser coloridas como forma de diferenciá-las das consoantes também presentes na atividade.