Atividades com Número 6

Quando estamos vendo os números junto com alunos na Educação infantil, é interessante que eles sejam vistos de forma individual, já que com isso poderão entender um de cada vez, incluindo a forma, escrita e o nome que possuem.

Para tanto, as atividades acabam sendo um ótimo suporte, principalmente para auxiliar na fixação do conhecimento. Então, abaixo separamos modelos prontos voltados para o modelo 6, assim como dicas que podem ajudar ao tratar de qualquer número. Confira:

Como trabalhar os números para Educação infantil?

Além de ver um número por vez, existem outras técnicas importantes para trabalhar esse assunto, incluindo habilidades que passam a serem trabalhadas juntamente com ele, a exemplo da noção de quantidade, já que será possível entender qual número vale mais que o outro.

E é claro, as próprias habilidades cognitivas de modo geral serão trabalhadas, por isso é importante que ao trabalhar o tema aposte em fazer associações com situações que são comuns ao dia a dia das crianças, contribuindo para a sensação de familiaridade.

Por exemplo, ao falar do número 6, pode criar situações como a seguinte: “João foi comprar 6 pães”, “Está chegando o aniversário de 6 anos de Maria”. Ao visualizar o número, fica bem mais fácil entendê-lo.

Como ensinar os números de forma divertida?

Já citamos dicas importantes para essas aulas, mas se tem algo que não pode deixar de ser mencionado é a importância da ludicidade, que contribui para a montagem de atividades que divertem ao mesmo tempo em que ensinam.

Você mesmo poderá ter muitas ideias do que fazer nesses casos, podendo focar em assuntos dos quais a turma goste e comente com frequência, assim como jogos para os quais já demonstraram habilidade.

De forma mais geral, algumas sugestões que costumam funcionar bem na prática, são as seguintes:

• Trilha com números;
  • Jogos com dados;
  • Bingo;
  • Jogo da memória;
  • Dominó.

Atividades com Número 6

Como acabamos de falar sobre a importância de atividades lúdicas, iniciamos a nossa lista de modelos prontos para imprimir com esse exercício que inclui uma etapa para colorir.

Essa é uma outra atividade para colorir, demandando atenção para que os alunos selecionem apenas 6 objetos em cada conjunto proposto.

Como a escrita é uma parte importante do assunto, a princípio é interessante que guie a escrita correta do número com espaços tracejados ou pontilhados.

Já no exercício abaixo, o número 6 é apontado pelas mãos, sendo uma outra forma de percepçção. Além disso, o número deve ser reproduzido como no exemplo presente.

Como trouxemos muitas ideias para colorir, há também uma opção de atividade onde deve fazer desenhos, incluindo 6 itens de cada um dos solicitados.

Ao trabalhar os números, a contagem é outro aspecto importante. Por conta disso, é fundamental que os números sejam vistos em ordem crescente.

Junto a essa atividade que propõe a contagem dos números, ainda há espaços tracejados para seguir e exercitar a escrita do numeral.

E é claro, considere também enviar algumas dessas atividades para casa, fazendo com que o momento de estudos não se resuma somente a sala de aula.

Como verão um número por vez, pode criar uma apostila com as atividades, incluindo aquelas feitas com cada número e sem deixar de lado modelos divertidos como esse.

Após ver todos os números juntamente com a turma, aposte também em atividades como essa, que traz o número 6 junto a outros para uma pintura guiada.